A dlc é uma empresa de ‘’alta costura’’
Desde a sua fundação em 1998 que a DLC rejeita o "pronto a vestir" que sempre existiu no eLearning. Quando no final da
década de 90
começaram a surgir os primeiros cursos de EAC (Ensino Assistido por Computador), mais tarde denominados por eLearning,
logo surgiram as
ferramentas autor (author tools) que, de uma forma mais ou menos automatizada, produziam cursos muito similares entre
si, sem atenderem aos
mais de 100 anos de investigação da Pedagogia e da Psicologia, nem às mais elementares normas da interatividade e do
multimédia, razão pela
qual a "fábrica" da DLC só produziu cursos "feitos à mão", dispondo para tal de quatro equipas de especialistas:
pedagogos, web designers,
técnicos multimédia e programadores.
A DLC desde a primeira hora rejeitou os processos de produção automatizados, por essa razão nunca aderiu às ferramentas
autor, nem às
normas estandardizadas como o SCORM (Sharable Content Object Reference Model), pois todas as investigações por si
realizadas, em
colaboração com diversas universidades, foram uma após outra demonstrando que, tratar de forma igual e standard o que é
desigual como, por
exemplo, um curso de Medicina e um de Talho, seria o caminho para um processo de aprendizagem sem fundamentação
científica, logo, com
baixíssimos resultados quantitativos e qualitativos. Os 19 anos de aplicação e de estudo do SAFEM-D (Sistema Aberto de
Formação e Ensino
Multimédia a Distância); o modelo pedagógico da DLC, sempre evidenciaram a superioridade desta metodologia de
aprendizagem relativamente
à concorrência, bem como comprovaram que este caminho, além de eficaz, possui uma altíssima eficiência.
Os cursos da DLC são "feitos à mão" como a Alta Costura, onde a tecnologia vídeo é desenhada e "costurada" em função da
sua dramatização
ou exposição com casos, problemas e jogos, de modo a contextualizar o aprendente, para que se faça uma integração com os
métodos
expositivo, demonstrativo e interrogativo, apoiados por som, voz, cor e movimento, capazes de estimularem os sentidos e
levarem a informação
ao cérebro do estudante, com apoio de informação escrita interativa, mas também inquiridora, que depois é suportada por
simuladores, capazes
de transformarem o conhecimento em competência; em suma, um processo integrado e global de aprendizagem, que só termina
com a validação
do conhecimento num sistema de avaliação de diagnóstico, contínuo, formativo e sumativo.
A DLC é a mais antiga empresa portuguesa de eLearning que, ao longo de 19 anos realizou cursos "feitos à medida" das
necessidades dos
clientes em setores tão diversos como a saúde, tecnologia automóvel, desporto, grande distribuição, setor financeiro,
área comercial, educação,
restauração e línguas, para só citar os principais domínios da sua conceção de produtos de formação, assim, a DLC
transforma qualquer curso
Presencial num de eLearning ou de bLearning, alargando o seu uso ao mLearning (tablets e smartphones), mas também
elabora ações "chave-
na-mão", ou seja, cursos construídos de raiz à medida de cada cliente, que podem ou não incluir a produção dos
conteúdos. Em suma, a DLC
aceita qualquer desafio para a elaboração de produtos de aprendizagem através de meios online, integrados ou não com o
presencial, seja qual
for a área, garantindo um ROI (Retorno do Investimento) superior a 1.000% e uma eficiência nos resultados, em termos
médios, superior a 85%,
com taxas de reprovação abaixo do meio por cento.
MODELO PEDAGÓGICO (SAFEM-D)
AULAS VIRTUAIS TEÓRICAS
- Transformação das matérias em conteúdos estruturados por objetivos pedagógicos e níveis de dificuldade crescente, controlados por autoavaliação contínua;
- Aprendizagem por medida - cursos personalizados à medida do desconhecimento;
- Avaliação contínua sumativa intercalar parametrizada;
- Controlo permanente e automático da qualidade dos conteúdos.
AULAS VIRTUAIS PRÁTICAS
- Processo de formação baseado no Estilo de Aprendizagem de cada formando;
- Constituição automática de equipas de trabalho (cooperativas/competitivas) com base nos Estilos de Aprendizagem;
- Exercícios, resolução de problemas e casos práticos por Estilos de Aprendizagem.
SISTEMA PARALELO DE TREINO
- Processo de aprendizagem baseado na dinâmica de grupos;
- PBL (Problem Based Learning);
- Estudo de casos online;
- Jogos pedagógicos;
- Simulações online;
- Conceção de projetos;
- Trabalhos de campo;
- Trabalhos em equipa;
- Tutoria pró-ativa online.
TUTORIA
- Especialistas nas diferentes áreas com formação pedagógica em tutoria de eLearning e no modelo pedagógico SAFEM-D;
- Tutoria pró-ativa baseada nos Estilos de Aprendizagem, Dinâmica de Grupos online e Inteligência Emocional;
- Tutoria orientada pela avaliação, como processo de motivação e dinamização da ação dos formandos.
- Tutoria pró-ativa.
Tanto a plataforma NetForma Da Vinci 2.0 - 3.0 como o modelo pedagógico SAFEM-D foram distinguidos em 2012 com o 1° Prémio, entre 54 candidaturas, atribuído por uma das maiores e mais prestigiadas universidade de Ensino a Distância do mundo, a UNED.
- Universidad Nacional de Educación a Distancia.
Acreditação
UM SELO DE EXCELÊNCIA